sábado, 7 de dezembro de 2013

Atividades do DETRAN/RS estarão paralisadas na próxima quarta, 11, greve inicia quinta-feira

Na próxima quarta-feira, 11, as atividades do DETRAN/RS estarão paralisadas. Os Servidores da Autarquia estarão de vigília em frente a Secretaria da Administração, SARH, onde  o Sindicato da categoria, o SINDET, estará em reunião com CODIPE para receber a contraproposta do governo estadual para o Plano de Carreira da instituição.

A ação, que foi votada na última assembleia-geral da categoria, ocorrida no dia 05, também deliberou por greve a partir do dia 12, caso a proposta apresentada pelo governo não contemple os pleitos das Carreiras do DETRAN, já conhecidas do CODIPE desde junho deste ano.

Também no dia 05, a diretoria do SINDET entregou um ofício a presidência do DETRAN oficiando o presidente Kauer da contraproposta dos Servidores para o PCS e também da greve do órgão, respeitando os protocolos legais, previsto na Lei de Greve.

A negociação do PCS do órgão, foi objeto do acordo de greve de 2012, assinado pelo atual secretário da SARH e dirigente do DETRAN na época da greve, Alessandro Barcellos e pela deputada estadual Stella Farias, PT, presidente da CPI da Corrupção ( deflagrada com a Operação Rodin ) e profunda conhecedora das demandas da Autarquia Estadual de Trânsito.

A última proposta de PCS, apresentada pelo governo a categoria, teve a maioria dos itens rejeitados na AGE, porque desconsiderou assuntos já acordados com o presidente do órgão, Leonardo Kauer, como por exemplo os índices de qualificação que tiveram um retrocesso. Além disso, a proposta propõe a extinção do Quadro de Pessoal do DETRAN, o que gerou grande descontentamento entre os Servidores e um sentimento de desrespeito por parte do governo estadual.  Nunca fomos tão desrespeitados, ao ponto de sugerirem a extinção do quadro, desabafou um Servidor de Carreira.

Apenas neste ano, o DETRAN/RS arrecadará mais de um bilhão de reais em taxas e serviços, o que gerará para o Caixa Único do Tesouro Estadual, um reforço de mais de seiscentos milhões de reais com o superávit (diferença livre entre a receita e a despesa) da Autarquia. Para a gestão Tarso Genro, quase dois bilhões de reais serão repassados pelo Departamento de Trânsito aquele órgão como superávit. 

Está marcada, também, para essa próxima semana, uma ato em protesto a alta arrecadação da instituição. 

Com a greve da categoria, em 2012, mais de dez mil exames de direção deixaram de ser aplicados, o atendimento ao público e o suporte aos credenciados do DETRAN também ficaram prejudicados, além de outras atividades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário