sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Expediente do DETRAN/RS estará paralisado no dia 26

No próximo dia 26, terça-feira, as atividades do DETRAN/RS estarão paralisadas. Os Servidores do órgão farão um ato de mobilização em defesa do Plano de Carreira, em frente ao Palácio Piratini.

Simultaneamente, os Servidores que aplicam provas teóricas e práticas, em todo o Estado, realizarão Operação Padrão.

As ações foram votadas na última assembléia-geral da categoria, que estabeleceu um calendário de mobilização, durante todo o mês de novembro, para garantir o encaminhamento do proceso do PCS da autarquia ainda neste ano para votação no Legislativo gaúcho.

Entre as ações, está previsto, também, um indicativo de greve para o dia 02 de dezembro, caso o processo do Plano de Carreira, parado na Secretaria da Administração desde junho deste ano, não seja encaminhado ao Parlamento.

Em 2012 com a greve da categoria, mais de dez mil exames de direção foram prejudicados, além do suporte aos credenciados do órgão ( como CFC, CRVA, FPT e Desmanches), atendimento ao público, entre outras atividades. 

A discussão e aprovação do Plano de Carreira do órgão, na data-base 2013 (novembro/13), foi objeto do acordo de greve de 2012, articulado pelo então diretor do órgão na época  e atual Secretário da Administração e Recursos Humanos, Alessandro Barcellos.

Enquanto aguardam pela discussão do projeto nos órgãos competentes, no último dia 13, os Servidores do órgão bilionário foram supreendidos pelo ingresso do Projeto de Lei 323/2013 que cria dois cargos de diretores no DETRAN/RS, além dos já existentes, passando de três para cinco, além de abrir as funções gratificadas do órgão (FGs) que são exercidas privativamente por Servidores Efetivos da autarquia, para CCs e demais servidores, o que contraria uma das recomendações da CPI da Corrupção, deflagrada com a Operação Rodin. 

No dia 27, o sindicato será recebido pelo CODIPE para o inicio da negociação do plano, onde deverão participar também os diretores do DETRAN e representantes da SARH. Neste dia, um grupo de Servidores estará em vigília em frente ao órgão para acompanhar os trabalhos.

_________________________________________________________________________________

Conheça os principais pontos do Plano de Carreira defendido pela categoria:

ALTERAÇÃO DO ÍNDICE PERCENTUAL DA GRATIFICAÇÃO DE PRODUTIVIDADE DE TRÂNSITO PARA 60%; com extensão para inativos e contratados emergencialmente; 

 # ALTERAÇÃO DA MATRIZ DE CARGOS DO DETRAN, GARANTINDO CEM POR CENTO DO PRIMERIO AO ÚLTIMO GRAU;

# ESTABELECIMENTO DA QUALIFICAÇÃO SUPERIOR AO CARGO COMO NÍVEL NA CARREIRA. 

# REFORMA E MAJORAÇÃO DA GRAEX: Extensão a todos os servidores que realizam atividade externa, fixada em 60% do vencimento do TS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário