terça-feira, 26 de novembro de 2013

Expediente do DETRAN/RS está paralisado neste dia 26

As atividades dos Servidores do DETRAN/RS, neste dia 26, amanheceram paralisadas, simultaneamente, os Exames de Direção e as atividades de Fiscalização aos credenciados ocorrem em Operação Padrão.

A partir das sete horas da manhã, a categoria estará reunida em frente a sede do DETRAN, em Porto Alegre. As dez horas, seguirá para um ato em frente ao Palácio Piratini. 

As ações fazem parte de um cronograma de mobilização em defesa do PCS da instituição, votado na última assembleia da categoria, ocorrida no dia 19. Os Servidores pleiteiam o envio do Plano de Carreira para votação no Parlamento gaúcho, ainda neste ano, conforme acordo de greve, assinado em 2012 pelo atual secretário da SARH e diretor do DETRAN, na época da greve, Alessandro Barcellos e pela Deputada Estadual Stella Farias, PT, presidente da CPI da Corrupção (deflagrada com a Operação Rodin) e profunda conhecedora das demandas do DETRAN.

Em 2012, com a greve da categoria, mais de dez mil exames de direção foram prejudicados, além do suporte aos credenciados do órgão ( como CFC, CRVA, FPT e Desmanches), atendimento ao público, entre outras atividades. 

Enquanto aguardam por um andamento conclusivo para o processo do PCS, parado desde junho na SARH, os Servidores foram surpreendidos pelo ingresso do PL 323/2013, do Poder Executivo, na Assembleia Legislativa que cria mais dois cargos de diretores no DETRAN passando dos atuais três para cinco e pela abertura das funções gratificadas do órgão (FG) para CCs e demais servidores, fato que contraria uma das recomendações da CPI do DETRAN, que culminou com a aprovação de uma lei que prevê o exercício de funções gratificadas apenas por Servidores da autarquia. 

Além dos atos já aprovados e definidos em assembléia pelos Servidores, está previsto também, na próxima semana, um protesto em virtude da alta arrecadação da instituição. Neste ano o DETRAN/RS arrecadará mais de um bilhão de reais em taxas e serviços, tornando-se sócio da recente criada Empresa Gaúcha de Rodovias - EGR. 

Conheça os principais pontos do Plano de Carreira defendido pela categoria:

ALTERAÇÃO DO ÍNDICE PERCENTUAL DA GRATIFICAÇÃO DE PRODUTIVIDADE DE TRÂNSITO PARA 60%; com extensão para inativos e contratados emergencialmente; 

 # ALTERAÇÃO DA MATRIZ DE CARGOS DO DETRAN, GARANTINDO CEM POR CENTO DO PRIMERIO AO ÚLTIMO GRAU;

# ESTABELECIMENTO DA QUALIFICAÇÃO SUPERIOR AO CARGO COMO NÍVEL NA CARREIRA. 

# REFORMA E MAJORAÇÃO DA GRAEX: Extensão a todos os servidores que realizam atividade externa, fixada em 60% do vencimento do TS.

A cobertura completa da paralisação do DETRAN, no dia de hoje, estará disponível neste blog. 

Contatos com o SINDET poderão ser realizados pelo fone: 51 9915-6046

Nenhum comentário:

Postar um comentário