sábado, 9 de novembro de 2013

Iniciou a luta por um DETRAN forte em todo o País

SERGIPE - SINETRAN/MT


Na quarta-feira (06) foi realizado mais um ato dos servidores do DETRAN/SE, intitulado PLOTAGEM. O sindicato explica que o ato deu-se em razão da falta de identificações nos veículos locados pela autarquia e cedidos a “privilegiados” que fazem mal uso desses carros.

Segundo o sindicato, “não é incomum ver diretores e CC`s levando filhos a escolas, indo a praia, a shows etc., usufruindo do bem público em benefício próprio”.

O decreto 26.651 de 16 de novembro de 2009 vem sendo desrespeitado pelos dirigentes da autarquia e em razão disso os servidores se manifestarão em repúdio a essa ilegalidade.

Ascom Sindetran 

CEARÁ

Em reunião nesta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa, com o o líder do governo na Casa, o deputado José Sarto (PSB), o Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-CE) propôs a retomada das negociações para dar fim a greve da categoria. Entre as condições impostas pelos servidores para que haja novas negociações, a classe pede a retirada da ação judicial que declarou o movimento ilegal, sem que haja penalidades para a classe.


Após a reunião, um documento elaborado pelo sindicato foi enviado ao deputado João Sarto para ser entregue ao governador Cid Gomes ainda nesta terça-feira, para que seja analisada a proposta dos servidores.

Exames de prática de direção reiniciaram nesta terça-feira (5)

A greve dos servidores, que iniciou no dia 17 de outubro, já prejudicou mais de 14 mil atendimentos durante o período da paralisação. Para desafogar, alguns serviços estão sendo reestabelecidos. De acordo com a assessoria do Departamento de Estadual de Transito (Detran-CE), os exames de prática de direção foram retomados nesta terça-feira e 160 pessoas realizaram o teste na rua, próximo à sede do órgão na Maraponga. Os serviços de vistoria e liberação de veículos, operação de transferência, ente outros, ainda estão sendo prejudicados.

Os servidores reinvidicam a implantação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) específico, a reeestruturação das tabelas salariais e a recomposição do quadro de funcionários através de concurso público.

MATO GROSSO 

Em assembleia geral na manhã do dia 01, os servidores do Detran resolveram manter a greve. A diretoria do Sindicato dos Servidores do Detran(Sinetran-MT) participou de uma reunião na quinta-feira(31) com o chefe da casa civil Pedro Nadaf, o deputado José Riva(PSD), o procurador geral do Estado Jens Prochanow e o presidente do Detran Gian Castrillon onde foram colocados as reivindicações mais uma vez, sendo que o governo apresentou uma contra-proposta.

AVANÇOS - Entre as propostas que avançaram estão a melhoria no sistema Detrannet com operadores de informática do Detran que hoje é feito pelo Cepromat ao custo de R$ 5 milhões por mês, devolução dos servidores de prefeituras e de outras pastas do governo que estão cedidos para o órgão ocupando vaga de concursados que serão chamados, e reestruturação do organograma da entidade em 30 dias.

PARCIALMENTE AVANÇADO - O que ficou parcialmente acordado é que haverá concurso para preencher vagas conforme a demanda.

SEM ACORDO- O que não houve acordo: concurso para médicos e psicólogos que hoje funciona como uma cooperativa terceirizada e a questão da terceirização da vistoria veicular ambiental. Veneranda concorda que houve avanços, mas que a liberação tão anunciada de recursos seriam só orçamentárias para empenho e não financeiro, o que não garante melhoria nas condições de trabalho e mantém o sucateamento da entidade. “Existem itens que são prerrogativas de governo e teremos que falar com o governador Silval Barbosa, mas estamos atendendo a maioria dos itens”, disse Nadaf. “A categoria reconhece que houve avanços como no caso do sistema Detrannet, mas não vamos abrir mão da revogação da lei que prevê a implantação terceirizada da vistoria ambiental e também de uma lei complementar que garanta que os recursos para o Detran seja repassados de forma contínua. O governo fala que o dinheiro está na conta, mas então porque a sede e as Ciretrans de todo o Estado estão sucateadas, sem material de expediente? ”, questionou Veneranda Acosta, presidente do Sinetran-MT.

O Sinetran já protocolou para o governo do estado o projeto de lei complementar que garante recursos para o Detran em lei. “Queremos autonomia para o Detran. Porque hoje até uma caneta que for comprada tem que ser autorizada pela SAD e o pagamento autorizado pela Sefaz. O planejamento orçamentário do Detran não está sendo respeitado, e as condições de trabalho estão cada dia mais insalubres”, comenta ela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário